segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Que é Meditação

Texto de Dudu Lopes

A PALAVRA meditação tem vária acepções, e é usada para traduzir algumas palavras diferentes.

No sentido ocidental, meditação significa ponderar sobre um assunto. Na minha opinião, deveria ter ficado somente com essa acepção original.

Mas com a influência das filosofias orientais, a palavra meditação também começou a ser usada como sinônimo de relaxamento.

No Yoga, a palavra meditação é usada para traduzir duas palavras: dharana ou dhyana.

Dharana significa concentração. Por conta disso, a palavra meditação é muitas vezes usada como sinônimo de concentração.

Dhyana é um estado que se atinge praticando exercícios que incluem dharana (concentração) e pranayama (exercícios com prana ou energia vital, geralmente por respiração). Quando as pessoas em geral dizem que estão meditando quando repetem mantras ou prestam atenção na respiração ou visualizam imagens Divinas, na verdade, estão praticando concentração na perspectiva de atingirem o estado de dhyana.

Não é fácil atingir esse estado. Não saberia nem dizer se os poucos resultados que consegui na prática de concentração podem ser considerados estados de meditação ou dhyana. Provavelmente é apenas um dos muitos estados intermediários entre um estado comum da mente e o estado de dhyana.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...