terça-feira, 24 de maio de 2011

Do Outro Lado

Texto de Edison Rabello JR.

O-Outro-Lado.jpg

AQUI PELAS BANDAS OCIDENTAIS do planeta é muito comum ouvirmos expressões como "o outro lado" e "o além" quando as pessoas querem se referir à parte oculta da natureza.

E assim o dizem, primeiro, com uma atitude de que tudo conhecem a respeito do mundo "revelado", não oculto; e ao mesmo tempo com uma mistura de medo do desconhecido com a ignorância imposta principalmente pela religião oficial ocidental, cuja filosofia credita todo o mal a que os homens estão sujeitos às coisas das quais não entendem, para as quais não têm qualquer explicação racional, e nos dizem que são coisas do demônio, magia negra, que a morte é uma oposição à vida, é o fim de tudo.

Mas o que é realmente esse "outro lado"? O que é de fato o "além"?

O Mundo Material

Em primeiro lugar é preciso saber que as coisas ocultas são a maior parte do que existe. O plano físico, como chamado pelos teosofistas, esse no qual todos passamos grande parte do tempo trabalhando, estudando, aprendendo, sofrendo, enfim, vivendo e acumulando experiência, é uma pequena parte da realidade. Podemos dizer que a parte material, física do universo é como a ponta de um iceberg: a maior parte deste está oculta sob a superfície do mar, assim como a maior parte da natureza está oculta sob a superfície dos "mares" etérico e astral, que pela ordem são as regiões da natureza mais "próximas" do plano físico.

Mundos Que se Misturam

Não é exato dizer que existe um "plano" físico, bem como um "plano" etérico ou um "plano" astral, porque existe muita interrelação entre estes diferentes estados de matéria. O etérico é conceitualmente a contraparte sutil do físico, porém é mais correto afirmar que é uma interseção do físico com o astral, pois possui características semelhantes às duas regiões; da mesma forma o chamado "plano" mental é uma interseção entre o astral e o causal.

Qualquer coisa que chega ao plano físico (ou se materializa, como comumente se diz) tem que passar necessariamente pelo plano astral antes, porque é no astral que a ideia (que é gerada no plano causal) de qualquer coisa que existe no físico recebe um "molde", que vai ser preenchido por matéria física ou se "materializar".

O Mundo do Sono

O plano astral é lugar para onde a consciência individual se retira após a morte física, mas nosso contato com o "outro lado" é praticamente diário e inconsciente, porque é normalmente para o plano astral que vamos todas as noites quando sonhamos e ninguém associa sonhar com estar morto.

Então, por que existe tanta dificuldade em se aceitar a existência das coisas ocultas, da influência constante dessas coisas sobre nossa vida física? Basicamente porque temos uma mente condicionada pela razão, fomos ensinados a dar um grande valor ao conhecimento científico e deixarmos de lado os fatos que a ciência não explica. Mas existem muitas contradições óbvias e corriqueiras neste tipo de postura materialista gerada pela ignorância e o medo.

Por exemplo, muitas pessoas usam óculos de sol e protetor solar para protegerem seus olhos e pele dos efeitos dos raios ultravioleta: mas alguém já viu um raio ultravioleta? Outro exemplo são aqueles tratamentos de saúde em que se usam raios infravermelhos ou ultrassom. Alguém já conseguiu ver esses raios ou ouvir esses sons? Não, mas continua seguindo as prescrições científicas porque os cientistas dizem que é verdade.

Oculto Porque Não se Vê

O problema é que nossos sentidos físicos e nossos aparelhos receptores - olhos, ouvidos - não têm capacidade de decodificar essas frequências do espectro de luz ou de som, ou porque têm uma frequência elevadíssima ou baixíssima. Mas as ondas continuam lá nos influenciando, de qualquer jeito.

Alguém já viu a eletricidade ou as ondas de rádio? Não, mas acha comum usar liquidificadores, telefones celulares, aparelhos de TV e ouvir rádio. O cotidiano nos dá exemplos abundantes de processos ocultos fazendo funcionar um monte de coisas das quais não conseguimos mais nos separar, e mesmo assim ainda temos dificuldade de aceitar o lado oculto da vida.

Entretanto, nem tudo o que está oculto é necessariamente útil e prático, ou serve a uma finalidade evolutiva. Ao lidarmos com os seres que habitam os planos ocultos da natureza muitas vezes seremos tomados pelo medo e pelo terror, porque existem muitos seres hostis interessados em impedir que o homem evolua e cresça espiritualmente, porque a evolução do homem está no sentido diametralmente oposto ao desses seres hostis: o homem em direção à Divindade do Bem, esses seres em direção à Divindade do Mal.

O Mundo dos Espíritos

Outra confusão muito comum a respeito do plano astral é o chamarem de mundo espiritual, porque estaria cheio de espíritos. Porém, o que se chama de "espírito" pode ser:

  • Uma "sombra", que segundo os teosofistas é um corpo astral não mais utilizado pelo ser que o animava, porém com um pouco ainda da mente inferior do indivíduo, tendo normalmente semelhança física com este;
  • Um invólucro, que é o "cadáver" astral, os restos do corpo astral desabitado, agora sem qualquer traço do indivíduo que nele habitava, sendo mais como uma "casca" que fica vagando nas correntes astrais e pode acabar sendo usada por algum ser, humano ou não, para alguma finalidade;
  • Pessoas mortas vivendo no plano astral;
  • Elementais naturais ou artificiais criados com alguma finalidade específica;
  • A "alma" individual, revestida de matéria astral.

A forma como boa parte do conhecimento oculto foi transmitido através dos séculos - por linguagem simbólica, livros cheios de segredos e fórmulas estranhas - acabou por originar a ideia generalizada de que os estudantes do oculto, os chamados "ocultistas", eram seres malignos que se achavam deuses porque haviam desvelado certos "mistérios" da natureza e manipulado seres e coisas ocultas com seus poderes mágicos. Quem ainda não ouviu falar dos alquimistas, que eram aqueles caras misteriosos que viviam trancafiados em seus castelos tentando encontrar a Pedra Filosofal, e transformar chumbo em ouro, segundo as lendas popularescas?

A Cozinha do Ocultismo

Pouca gente se toca que pegar alguns legumes e temperos e jogar numa panela com água e colocar a panela sobre o fogo, transformando o estado da matéria de que são feitos os ingredientes, é pura alquimia! Pegar traços perniciosos de nossa personalidade e transformá-los em algo positivo - bom, em nosso conceito vago - ou eliminá-los, seja pelo fogo do sofrimento ou pela luz do conhecimento, também é alquimia. E todos os dias fazemos essas coisas, só que de forma inconsciente.

Então, o grande barato de buscar o conhecimento do lado oculto da natureza - o "outro lado" - é poder, com o treinamento certo, ser capaz de entender os processos que trazem ou trouxeram até nossa vida física todas as circunstâncias pelas quais passamos; é trazer para a vida física, conscientemente, uma gama enorme de conhecimentos e vivências que todos nós já possuímos, mas que não temos consciência, a fim de que possamos atuar corretamente para neutralizar causas indesejáveis do passado e criar condições melhores para o futuro.





0 comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...